Kit - Aprendizagem Criativa

Uma aprendizagem criativa começa pela curiosidade. Os estudantes devem ser estimulados a fazer as perguntas “certas”, e não somente as óbvias, frente a tantos paradigmas da sociedade.


Pensar a criatividade como possível área de conhecimento a ser desenvolvida e experienciada no cotidiano das aulas pode conectar saberes curriculares e disciplinares ao saber da experiência, produzindo o conhecimento a partir da descoberta e exploração do processo criativo.


Assista ao vídeo do professor do Colégio Santo Agostinho, Tiago Silva, especialista em processos criativos, e baixe também o e-book complementar gratuito com 10 propostas de atividades simples que estimulam a criatividade e imaginação de crianças e adolescentes.

Receba nossas dicas de atividades para seu filho fazer em casa.

A importância da curiosidade na aprendizagem

Pensamento crítico


Todos os dias somos bombardeados por centenas de conteúdos. Precisamos não apenas acessar a informação, mas saber entender o propósito e como se encaixam em nossa realidade.

Dinamismo


A criatividade, o pensamento crítico, a argumentação, entre outras habilidades são de extrema importância no mundo de hoje, onde tudo muda muito rápido e a necessidade de adaptação é constante.

Conhecer para aprender


Atividades que desenvolvem a imaginação, a intuição, e as próprias emoções são fundamentais para transformar a curiosidade natural em capacidade analítica.

ACESSAR GUIA DE ATIVIDADES

A criatividade é uma habilidade que pode ser desenvolvida e estimulada para auxiliar a gerar soluções para resolver problemas.

Onde uma aprendizagem criativa pode nos levar?


Superar desafios

Resolver um problema começa sempre pela curiosidade e livre imaginação organizada.


Capacidade de investigação

Incentivo e transformação da curiosidade espontânea para a curiosidade fundamentada.


Liberdade

Capacidade de análise e resolução das situações que vivemos no dia a dia traz independência.

BAIXAR GUIA DE ATIVIDADES

Gente que forma gente


Educar pessoas é missão para a vida toda, e diz respeito à toda comunidade. Por isso, o Colégio Santo Agostinho acredita no preceito “gente que forma gente”. Aqui, isso se traduz de modo dinâmico no processo de ensino-aprendizagem, articulando as experiências pedagógicas num diálogo permanente com as perspectivas dos estudantes para conhecer, entender e descobrir o mundo.